IBICT realiza o I Simpósio do projeto de pesquisa “Olimpíadas Científicas e o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil”

No dia 06 de agosto de 2024, o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) promoveu, em Brasília/DF, o I Simpósio do projeto de pesquisa “Olimpíadas Científicas e o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil”.

Na mesa de abertura, o evento contou com a presença da Dra. Ana Cláudia de Souza Mota, Analista em Ciência e Tecnologia, na Coordenação dos Programas de Pesquisa em Educação, Popularização e Divulgação Científica, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e da Ma. Juana Nunes, Diretora de Popularização da Ciência, Tecnologia e Educação Científica, e também, da Ma. Cláudia Maya, Coordenadora-Geral de Educação Científica, ambas do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Representaram o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), o Diretor do Instituto, Dr. Tiago Braga, e a Coordenadora-Geral de Informação Tecnológica e Informação para a Sociedade, e também Coordenadora do projeto Olimpíadas Científicas, Dra. Cecília Leite.

Destacando a importância da plataforma, para que se tenha uma dimensão das olimpíadas que existem no Brasil, a Dra. Ana Cláudia de Souza Mota relatou a importância das olimpíadas científicas, “é uma chamada que eu tenho um amor muito grande, um carinho muito especial, porque a gente vê aquelas crianças e jovens empolgados com a ciência, e quando recebem uma medalha, a bolsa de Iniciação Científica Júnior, isso é uma alegria muito grande para a gente, então a gente vê que ali poderemos ter futuros cientistas”.

A Dra. Cecília Leite, Coordenadora do projeto, destacou o diferencial da plataforma e a importância da parceria com as coordenações das olimpíadas, “nós não temos no nosso escopo a responsabilidade das olimpíadas, mas a gente tem a infraestrutura informacional, que é o que a gente está fazendo, e a partir disso, a gente trabalha em cima do conhecimento de vocês, então a gente trabalha junto”.

O I Simpósio reuniu 43 pessoas, sendo 17 coordenadores(as) e/ou representantes de olimpíadas científicas brasileiras, além de representantes do MCTI, do CNPq, do Ibict, da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), bem como, pesquisadores(as) do projeto.

Ao longo do dia, foi possível conhecer as similaridades e especificidades das diversas olimpíadas científicas representadas no evento, os desafios enfrentados por suas coordenações e demandas existentes que pudessem ser supridas pelo desenvolvimento da plataforma que seria apresentada. Dentre as sugestões levantadas por participantes do I Seminário, destacam-se a importância da criação de um calendário unificado dos eventos e de uma ferramenta de Inteligência Artificial (IA), para tirar dúvidas de participantes, as quais beneficiariam o trabalho, tanto das coordenações das olimpíadas como de secretarias de educação, como relatado por Raquel Lins, representante da SEEDF no evento.

Os(as) pesquisadores(as) do projeto, Igor Vieira Rodrigues, Me. Marcos Sigismundo da Silva e Ma. Nathaly Cristine Leite Rocha, responsáveis pela área de Tecnologia da Informação (TI), apresentaram a plataforma e algumas ferramentas já desenvolvidas, como uma rede social destinada a participantes e organizadores(as) das diversas olimpíadas científicas, um repositório com materiais relativos à temática e uma ferramenta georreferenciada, que será alimentada por dados fornecidos pelas coordenações das olimpíadas, possibilitando visualizar dados das diversas competições.

Os(as) pesquisadores(as) responderam às dúvidas levantadas e esclareceram questões relacionadas à proteção e ao tratamento dos dados, ao prazo de entrega da plataforma, à integração dos dados das olimpíadas, entre outras. Revelaram também que algumas ferramentas já estão em fase de teste, com previsão de entrega ainda neste ano. Por fim, concluíram informando que nos próximos meses será ofertada uma formação específica para os(as) usuários(as) da plataforma.

Contato: Para mais informações, entre em contato através do e-mail ocientificas@gmail.com ou pelo formulário de contato do site.