Conheça Nossa Equipe

Conheça os talentos por trás do Portal do projeto Olímpiadas Científicas e o desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil.

Cecília Leite Oliveira

Cecília Leite Oliveira

Coordenadora

Possui graduação em Letras Licenciatura Plena pela Universidade de Brasília (1977), mestrado em Ciências da Informação pela Universidade de Brasília (1996) e doutorado em Ciências da Informação pela Universidade de Brasília (2003). Realizou Instância Formativa no Ministério da Educação, Cultura e Esporte da Espanha no Programa (Puntos de Información Cultural – P.I.C.). Em 2002, na pesquisa de Doutorado desenvolveu uma metodologia de inclusão digital para a inclusão social (Escola Digital Integrada – EDI) foi o primeiro trabalho acadêmico da Universidade de Brasília que se transformou na Lei 3275 do Governo do Distrito Federal, tornando obrigatória a sua utilização no ensino público. Essa metodologia é reconhecida internacionalmente e premiada. Pesquisadora da EMBRAPA em Informação Tecnológica de carreira cedida ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação para atuar como Coordenadora Geral de Pesquisa e Desenvolvimento Novos Produtos (CGPD) e posteriormente como Diretora do Instituto Brasileiro de Informações em Ciência e Tecnologia (Ibict). Tem experiência na área de Ciência da Informação, do uso das novas tecnologias (TIC) para solução informacional nos diversos campos de atuação da Ciência da Informação, principalmente nos seguintes temas: ciência da informação, inclusão digital, gestão da informação, inclusão social, gestão do conhecimento e inovação.

Emir José Suaiden

Emir José Suaiden

Coordenador

Emir José Suaiden é Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 1-B. Aposentou-se como Professor Titular da Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília em 2017. Graduado em Biblioteconomia pela Universidade de Brasília (1971). Mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (1980). Doutorado em Ciência da Informação pela Universidad Complutense de Madri (1989). Pós-doutorado pela Universidad Carlos III de Madri (2002). Tem experiência na área da ciência da informação, principalmente nos seguintes temas: biblioteca pública, informação e sociedade, gestão da informação e gestão do conhecimento. Na década de 70 foi Diretor-Adjunto do Instituto Nacional do Livro onde colaborou na implantação do sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, no sistema de co-edição de livros e na propagação de uma política de leitura. Essas mesmas atividades foram implementadas quando assumiu a Presidência do Comitê Executivo do Centro de Estudos para o Fomento do Livro na América Lastina e no Caribe (Cerlalc/Unesco). No período de 2003-2005 assumiu a Presidência da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal. De 2011 a 2013 foi membro do Conselho Técnico Consultivo do Museu de Astronomia e Ciências Afins. Em 2002 desenvolveu uma metodologia de inclusão social para inclusão digital que se transformou na Lei 3275 do Governo do Distrito Federal tornando obrigatória a sua utilização no ensino público, essa metodologia é reconhecida internacionalmente e premiada. São numerosas as citações nas bases de periódicos indexadas no Portal Capes e em bases abertas como o Live Search. De 2005 a 2013 dirigiu o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Em setembro de 2013 foi nomeado Diretor da Biblioteca Central da Universitade de Brasília até 2017. Em 2011 foi incluido no Who’s Who in the World. De 2013 a 2015 foi nomeado pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação membro do Conselho Técnico Científico do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Atualmente é Pesquisador Colaborador da Coordenação de Ensino, Pesquisa, Ciência e Tecnologia (Coepe) do IBICT.

Angelo Roberto Rosa Ávila

Angelo Roberto Rosa Ávila

Pesquisador

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Úrsula – USU/RJ (1983); pós-graduação (lato sensu) em Educação Ambiental pela Universidade Católica de Brasília – UCB/DF (2003); Mestre em Ciência Política pelo Centro Universitário Unieuro – Brasília/DF; pesquisador II e III da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia – Brasília/DF nas áreas de Melhoramento Genético e Conservação de Germoplasma Vegetal “in vitro” (1983-1988); professor cursista e coordenador na formação continuada de professores da SEEDF promovido pelo Programa AEB-Escola – Agência Espacial Brasileira – AEB (2004-2009); professor aposentado na área de Ciências Biológicas pela Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal – SEEDF (1991-2023); Coordenador das Olimpíadas Brasileira de Astronomia – OBA (2007-2014); Formação em Docência para Ensino Profissional e Técnico pelo IFES – ES(2021); professor tutor na Sala de Recursos de Altas Habilidades/Superdotação do Programa de Ensino Especial da SEEDF (2002-2023).

Elias Suaiden Neto

Elias Suaiden Neto

Pesquisador

Possui graduação em Comunicação Social pelo Centro Universitário de Brasília (2001), mestrado em Master en Investigación en Documentación – Universidad Carlos III de Madrid (2007) e doutorado em Archivos y Bibliotecas en el Entorno Digital – Universidad Carlos III de Madrid (2009). Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: sociedade da informação, inclusão digital e politicas de informação.

Jessica Andrade Costa

Jessica Andrade Costa

Pesquisadora

A profissional possui formação em Filosofia pela Universidade de Brasília (UnB) em 2017 e concluiu Pedagogia em 2019 no Instituto de Ciências Sociais e Humanas, especializando-se em Alfabetização e Letramento em 2022. Atualmente, desempenha o papel de pesquisadora e integra a comissão de licitações na área de Tecnologias da Informação e Informática (CGTI) no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT/MCTI). Sua trajetória inclui experiência na análise e gestão de projetos de pesquisa em Ciência da Informação, bem como na instrução processual e análise de licitações de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Além disso, é atualmente bolsista de desenvolvimento tecnológico Industrial no projeto Olimpíadas Científicas.

Jordana Peres Padovani

Jordana Peres Padovani

Pesquisadora

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (2022). Graduada em Relações Internacionais (2006) e MBA em Marketing e Comunicação (2007) pelo Centro Universitário Unieuro – DF. Mestrado interrompido, como aluno especial (2019), na Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília (FCI/UnB). Atualmente é membro dos grupos de pesquisa: Pesquisas teóricas e empíricas sobre cooperação internacional em ciência, tecnologia e inovação, Laboratório de Ecossistemas Informacionais e Pesquisa sobre Gestão Estratégica, do Instituto Brasileiro de Informação, Ciência e Tecnologia (IBICT/MCTI). Possui experiência em projetos nas áreas de cooperação nacional e internacional, desenvolvimento científico tecnológico e inovação, com organização de eventos, cursos, seminários, oficinas e similares. Com sólida experiência em instituições governamentais e em gerenciamento de projetos, tem como qualidades a pró-atividade, a responsabilidade, a liderança e a habilidade para o gerenciamento de projetos.

Leda Cardoso Sampson Pinto

Leda Cardoso Sampson Pinto

Pesquisadora

Graduação em Astronomia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001), mestrado em Astronomia pelo Observatório Nacional (2003) e Ph.D. na Universidade de Cambridge (2007). Servidora do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) de 2009-2020, atuando na área de popularização da ciência, principalmente com formulação, execução e acompanhamento de políticas públicas de popularização da ciência e inclusão social, análise e acompanhamento de projetos. Foi Coordenadora de Projetos e Espaços de Divulgação Científica e Coordenadora-Geral de Popularização e Divulgação da Ciência substituta (interina de dezembro/2016 a outubro/2018). Desde 2020 trabalha no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), coordenando o Canal Ciência, portal de divulgação científica do IBICT. Atualmente ocupa o cargo de Coordenadora de Inclusão Informacional e Divulgação de Ciência e Tecnologia, onde coordena projetos e pesquisas na área de divulgação científica, a elaboração e publicação de novos conteúdos no portal do Canal Ciência, a atualização dos conteúdos existentes, a realização de atividades presenciais e a participação em eventos.

Myke Jefferson Azevedo da Costa

Myke Jefferson Azevedo da Costa

Pesquisadora

Possui graduação em Ciências, Habilitação-Biólogia- licenciatura Plena pela Faculdade da Região dos Lagos (2001). Tem experiência na área de Biologia, com ênfase em Ecologia, Educação Ambiental. Inclusão Social, Digital e Tecnológica e afins.

Rossana Moura

Rossana Moura

Pesquisadora

Coordenadora Geral do Instituto Anjos Digitais. Doutoranda em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais pela Universidade de Aveiro – UA. Especialista em Informática pela Universidade Federal do Ceará. Especialista em Inclusão Digital Rural e em áreas de alta vulnerabilidade.  É bolsista do CNPq número 400259/2023-0. Foi bolsista pela Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa sob projeto número 25545 – IBICT/IBICT/BRASÍLIA 2060. Foi bolsista PCI-D/B 454773/2015-3. Foi pesquisadora do Instituto Brasileiro de Informação em Ciências e Tecnologias – IBICT do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação. Foi Pesquisadora Visitante Instituto de Mídias do Conhecimento ­ MKI da Open University em Milton Keynes no Reino Unido. Possui graduação em biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (1997); Especialização em Informática pela UFC (1998). Especialização em Tecnologias Aplicadas ao Gerenciamento da Informação (1999); Criou e coordenou o Projeto de inclusão digital do Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA e a implantação do Projeto Territórios Digitais em nível nacional no Ministério do Desenvolvimento Agrário. (2002 – 2012). Foi consultora em projetos da Agência Brasileira de Cooperação em Organismos internacionais como IICA, PNUD e Unesco. Foi professora substituta da Universidade Federal do Ceará – UFC. Com vinculo nos grupos de pesquisa: Competência em Informação e Populações Vulneráveis (UNB) e Colearn (KMI/Open University/UK). Ministrou palestras como represente e-planning da Universidade de Lisboa na temática Inclusão social e tecnologias da informação e comunicação por diversos eventos na Europa. Experiência na área de Ciência da Informação, Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Desenvolvimento Rural, Inclusão Digital e Políticas Públicas para populações vulneráveis.

“Trabalhar no Portal das Olimpíadas Científicas tem sido uma experiência incrível. Promover conhecimento científico no Brasil e fazer parte da formulação de políticas públicas para o setor é uma grande satisfação.”

Jessica Costa