Conheça Nossa Equipe
Conheça os talentos por trás do Portal do projeto Olímpiadas Científicas e o desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil.

Cecília Leite Oliveira
Coordenadora
Possui graduação em Letras Licenciatura Plena pela Universidade de Brasília (1977), mestrado em Ciências da Informação pela Universidade de Brasília (1996) e doutorado em Ciências da Informação pela Universidade de Brasília (2003). Realizou Instância Formativa no Ministério da Educação, Cultura e Esporte da Espanha no Programa (Puntos de Información Cultural – P.I.C.). Em 2002, na pesquisa de Doutorado desenvolveu uma metodologia de inclusão digital para a inclusão social (Escola Digital Integrada – EDI) foi o primeiro trabalho acadêmico da Universidade de Brasília que se transformou na Lei 3275 do Governo do Distrito Federal, tornando obrigatória a sua utilização no ensino público. Essa metodologia é reconhecida internacionalmente e premiada. Pesquisadora da EMBRAPA em Informação Tecnológica de carreira cedida ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação para atuar como Coordenadora Geral de Pesquisa e Desenvolvimento Novos Produtos (CGPD) e posteriormente como Diretora do Instituto Brasileiro de Informações em Ciência e Tecnologia (Ibict). Tem experiência na área de Ciência da Informação, do uso das novas tecnologias (TIC) para solução informacional nos diversos campos de atuação da Ciência da Informação, principalmente nos seguintes temas: ciência da informação, inclusão digital, gestão da informação, inclusão social, gestão do conhecimento e inovação.

Emir José Suaiden
Coordenador
Emir José Suaiden é Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 1-B. Aposentou-se como Professor Titular da Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília em 2017. Graduado em Biblioteconomia pela Universidade de Brasília (1971). Mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (1980). Doutorado em Ciência da Informação pela Universidad Complutense de Madri (1989). Pós-doutorado pela Universidad Carlos III de Madri (2002). Tem experiência na área da ciência da informação, principalmente nos seguintes temas: biblioteca pública, informação e sociedade, gestão da informação e gestão do conhecimento. Na década de 70 foi Diretor-Adjunto do Instituto Nacional do Livro onde colaborou na implantação do sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, no sistema de co-edição de livros e na propagação de uma política de leitura. Essas mesmas atividades foram implementadas quando assumiu a Presidência do Comitê Executivo do Centro de Estudos para o Fomento do Livro na América Lastina e no Caribe (Cerlalc/Unesco). No período de 2003-2005 assumiu a Presidência da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal. De 2011 a 2013 foi membro do Conselho Técnico Consultivo do Museu de Astronomia e Ciências Afins. Em 2002 desenvolveu uma metodologia de inclusão social para inclusão digital que se transformou na Lei 3275 do Governo do Distrito Federal tornando obrigatória a sua utilização no ensino público, essa metodologia é reconhecida internacionalmente e premiada. São numerosas as citações nas bases de periódicos indexadas no Portal Capes e em bases abertas como o Live Search. De 2005 a 2013 dirigiu o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Em setembro de 2013 foi nomeado Diretor da Biblioteca Central da Universitade de Brasília até 2017. Em 2011 foi incluido no Who’s Who in the World. De 2013 a 2015 foi nomeado pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação membro do Conselho Técnico Científico do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Atualmente é Pesquisador Colaborador da Coordenação de Ensino, Pesquisa, Ciência e Tecnologia (Coepe) do IBICT.

Angelo Roberto Rosa Ávila
Pesquisador
Mestre em Ciência Política pela Universidade Euro Americana – UNIEURO – DF(2015); Pós-graduação (lato senso) em Educação Ambiental pela Universidade Católica de Brasília – UCB – DF (2003); Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Úrsula – USU – RJ (1983); Atuou como docente pela Secretaria de Educação do Distrito Federal SEDF como Professor Regente nas áreas de Ciência da Natureza e Biologia de 1991 a 2023; Atuou como Professor Tutor da Sala de Recursos de Altas Habilidades/Superdotação no Programa de Ensino Especial da SEEDF de 2002 a 2023 nas áreas de Ciências da Natureza e Biologia. Formação em Docência para Ensino Profissional e Técnico pelo IFES – ES (2021); Atuou como docente pelas Escolas de Ensino Médio Particulares e Católicas na cidade de Brasília/DF como Professor Regente e Coordenador nas áreas de Biologia e Educação Ambiental entre os anos de 1989 a 2010. Participou como Coordenador das Olimpíadas Brasileiras de Astronomia – OBA na escola da SEEDF período de 2007 até 2014; Participou como cursista e coordenador na formação continuada de professores da SEEDF promovido pelo programa AEB-Escola, vinculado a Agência Espacial Brasileira – AEB no período de 2005 a 2008.

Cristiane Henrique Santos
Pesquisadora
Especialista em Língua Portuguesa e Literatura no Contexto Educacional. Graduação em Letras-Português e História. Atua como revisora, no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), professora da Educação de Jovens e Adultos (EJA), no CED Vargem Bonita, e bolsista DTI do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Elias Suaiden Neto
Pesquisador
Possui graduação em Comunicação Social pelo Centro Universitário de Brasília (2001), mestrado em Master en Investigación en Documentación – Universidad Carlos III de Madrid (2007) e doutorado em Archivos y Bibliotecas en el Entorno Digital – Universidad Carlos III de Madrid (2009). Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: sociedade da informação, inclusão digital e politicas de informação.

Elmira Simeão
Pesquisadora
Professora Titular da Universidade de Brasília (2003), com pós-doutorado na Universidade Complutense de Madri (UCM – 2019), Doutorado em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília – UnB (2003), Mestrado em Comunicação e Cultura na Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998) e Graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Piauí (1990). É Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UnB. Exerceu de 2010 a 2018/01 a direção da Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília (FCI/UnB), sendo sua primeira diretora. É editora geral da editora ECoS, do laboratório de Educação e Comunicação em Saúde, ECoS, da Faculdade de Saúde da UnB. Integra a comissão científica da Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação e da revista Tempus Actas de Saúde Coletiva. Parecerista em várias revistas da área de Ciência da Informação no Brasil e exterior, é representante da UnB no convênio com a Universidade Complutense de Madri, Integrando desde 2012 a comissão do Seminário Hispano Brasileiro de Investigação em Informação, Desenvolvimento e Sociedade, evento que celebra o acordo entre UnB e UCM e que reúne dezenas de universidades na América Latina, África e Europa. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Publicações Eletrônicas e Editoração, atuando principalmente nos seguintes temas de pesquisa: Editoração, Comunicação, Ciência da Informação e Saúde Coletiva, Comunicação Extensiva, Competência em Informação, Animaverbivocovisualidade (AV3) e Inclusão Social. Como representante da UnB no convênio com a Universidade Complutense de Madri (UCM), mantém contato com pesquisadores nos departamentos de Biblioteconomia e Ciência da Informação e Documentação da UCM. É líder dos grupos de Pesquisa Competência em Informação e populações vulneráveis” e “Comunicação Extensiva e produção em AV3”, certificados pelo Conselho Nacional de Pesquisa do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Jessica Andrade Costa
Pesquisadora
Professora de Filosofia formada pela Universidade de Brasília (UnB) em 2017 e Pedagoga pelo Instituto de Ciências Sociais e Humanas (2019), com especialização em Alfabetização e Letramento (2022). Atua como pesquisadora do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict/MCTI) e integrante da comissão de licitações da Coordenação-geral de Tecnologias da Informação (CGTI) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT/MCTI), com experiência em análise e gestão de projetos de pesquisa em Ciência da Informação, bem como na instrução processual de contratações na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). É, ainda, Bolsista de Desenvolvimento Tecnológico e Industrial do CNPq – Nível B, no projeto de pesquisa “Olimpíadas Científicas e o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil”.

João Batista Garcia Canalle
Pesquisador
João Batista Garcia Canalle concluiu o doutorado em astronomia pela Universidade de São Paulo em 1993. Atualmente e professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Publicou 39 artigos em periódicos especializados e 103 trabalhos em anais de eventos. Possui 3 capítulos de livros e 2 livros publicados. Participou do desenvolvimento de 209 produtos tecnológicos. Participou de 8 eventos no exterior e 87 no brasil. Orientou 16 trabalhos de iniciação cientifica nas áreas de astronomia, física, ciência da computação e educação. Recebeu 10 prêmios e/ou homenagens. Atualmente coordena 1 projeto de pesquisa. Atua na área de física, com ênfase em ensino de física e de astronomia. Em suas atividades profissionais interagiu com 144 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Coordena a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica desde 1998. Fundou e presidiu a olimpíada latino americana de astronomia e astronáutica entre 2008 e 2009 e em 2011. Coordena o programa dos encontros regionais de ensino de astronomia, iniciados em 2009 e já realizados 84 destes eventos. Fundou a Olimpíada Brasileira de Foguetes em 2006 e organizou 64 jornadas de foguetes didáticos.

Jordana Peres Padovani
Pesquisadora
Pesquisadora do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict/MCTI), integra a equipe do Modelo de Preservação Digital Hipátia, focado na integração de ambientes de gestão, preservação e acesso para garantir a autenticidade de documentos digitais a longo prazo, na Coordenação de Governança em Tecnologias para Informação e Comunicação (COTIC/Ibict/MCTI), é bolsista de Apoio à Difusão do Conhecimento do CNPq – Nível B1 no projeto “Olimpíadas Científicas e o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil”. Tem experiência na área de Ciência da Informação, preservação digital, com sólida experiência em instituições governamentais, organização de eventos e gerenciamento de projetos de pesquisa. É graduada em Relações Internacionais pelo Centro Universitário UNIEURO, possui graduação em Tecnologia em Gestão Financeira pelo Centro Universitário Anhanguera e cursa Arquivologia na Faculdade UNIASSELVI. Concluiu oito especializações entre 2006 e 2023, em áreas como administração, tecnologia, políticas públicas, e comunicação. Complementa sua formação com mais de 20 cursos livres.

Juliana Schineider
Pesquisadora
Graduada em Administração de Empresas com especialização em Comércio Exterior pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, desenvolvi sólida compreensão sobre o comportamento das born globals no processo de internacionalização. Posteriormente, concluí graduação em Gestão Ambiental pela Universidade de Brasília (UnB), direcionando minhas pesquisas para o impacto das doenças diarreicas e dos resíduos sólidos na população da Amazônia Legal. Atualmente, sou mestranda na área de Sistemas de Informação, aprofundando meus estudos e competências em tecnologia e inovação. Minha trajetória multidisciplinar envolve especialização em Gerenciamento de Projetos e em Tecnologia para Negócios, incluindo Inteligência Artificial, Data Science e Big Data. Busco atualização contínua em tópicos como Segurança da Informação, Cibersegurança, Governança de TI (COBIT 2019), Gestão ESG, Sustentabilidade Corporativa, Planejamento e Gestão Estratégica de TI, além de Gestão de Riscos e Privacidade de Dados. Atuei tanto no setor público quanto privado, coordenando projetos na SHJ Consultoria Empresarial e prestando serviços de pesquisa para o IBICT em parceria com a UNESCO. Destaco também minha participação no desenvolvimento da GT Mobile Platform com a GIMON e Petrobras, além de projetos em gestão da inovação no SUS, BRCris, regularização fundiária, articulação em C&T, e preservação digital (RDCArq-TRT 4ª Região).

Leda Cardoso Sampson Pinto
Pesquisadora
Graduação em Astronomia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001), mestrado em Astronomia pelo Observatório Nacional (2003) e Ph.D. na Universidade de Cambridge (2007). Servidora do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) de 2009-2020, atuando na área de popularização da ciência, principalmente com formulação, execução e acompanhamento de políticas públicas de popularização da ciência e inclusão social, análise e acompanhamento de projetos. Foi Coordenadora de Projetos e Espaços de Divulgação Científica e Coordenadora-Geral de Popularização e Divulgação da Ciência substituta (interina de dezembro/2016 a outubro/2018). Desde 2020 trabalha no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), coordenando o Canal Ciência, portal de divulgação científica do IBICT. Atualmente ocupa o cargo de Coordenadora de Inclusão Informacional e Divulgação de Ciência e Tecnologia, onde coordena projetos e pesquisas na área de divulgação científica, a elaboração e publicação de novos conteúdos no portal do Canal Ciência, a atualização dos conteúdos existentes, a realização de atividades presenciais e a participação em eventos.

Mariana Kubilius Monteiro
Pesquisadora
Doutora em Educação e mestra em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Atua como Pedagoga no apoio pedagógico e inclusão no ensino superior, no Núcleo de Acompanhamento Psicopedagógico e Assistência Estudantil (NUAPE) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Possui experiência docente na área de educação infantil, séries iniciais do ensino fundamental e formação de professores. Pesquisa temáticas relacionadas às desigualdades de gênero na sociedade, carreira docente, meninas/mulheres na ciência.

Michelli Costa
Pesquisadora
Doutora e mestre em Ciência da Informação, com bacharelado em Biblioteconomia pela Universidade de Brasília (UnB). Possui experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em ciência aberta, bibliotecas digitais e iniciativas para a democratização do acesso à informação. Desde 2017, atua como professora na Faculdade de Ciência da Informação da UnB.

Myke Jefferson Azevedo da Costa
Pesquisador
Graduação em Biologia pela Faculdade Ferlagos/UFF, Pós graduação em Administração e Planejamento de Projetos Sociais/UGF/RJ, Pós graduação em Gestão e Educação Ambiental pela UEG/GO, Pós graduação em Educação Ambiental pela UNB/BSB, Especialização em Criação de Animais Silvestre pela ACMINAS – SEBRAE – IBAMA/DF, Especialização em Teste de Paternidade pelo CRBIO/RJ, Consultor do Programa RPPN e do Projeto Ecomuseu do Cerrado em parceria com o Ibama, Embrapa Cerrado e UNB, Coordenador de apoio logístico na BNB, para Inclusão Digital e Capacitação Social para Alfabetização Informacional, Consultor de Recursos Faunístico pelo Projeto CMBBC, em parceria com Embrapa Cerrado/IBAMADF/UNB/DFID e Royal Botânico Garden de Endiburg, Consultor da Unesco para o Canal Ciência, Consultor do Projeto Corredor Ecológico do Cerrado Paranã Pireneus em parceria com a JICA e IBAMADF, Consultor do Projeto Escola do Trabalhador em parceria com o MT/IBICT, Consultor do Projeto Terras Urbanas em parceria com MT/IBICT, Consultor do Projeto Sistema de Processamento de Dados para CT&I em parceria com MCTI/IBICT, Consultor do Projeto Imago-Banco de Imagens em Ciências e Tecnologia em parceria com MCTI/IBICT, Professor de Educação Ambiental do Projeto Escola Rural em parceria com MCTI/IBICT/SEDF, Professor de Educação Ambiental e Meio Ambiente no Projeto Escola Digital Integrada e Telecentros do Branco do Brasil, Professor de Biologia da Fundação Educacional do GDF.

Nathaly Cristine Leite Rocha
Pesquisadora
Mestre em Ciência da Informação e Bacharela em Arquivologia pela Universidade de Brasília (UnB). Atua nas áreas de organização da informação, visualização de informações e arquitetura da informação. Participa de projetos voltados à inovação em sistemas de informação e à identificação colaborativa de necessidades informacionais. É coautora de estudos publicados em periódicos e eventos nacionais e internacionais.

Noriko Lúcia Sabanai
Pesquisadora
Doutorado em Linguística (Teoria e Análise Linguística) pela Universidade de Brasília (2016), mestrado em Linguística Aplicada (Ensino aprendizagem em Língua Estrangeira e Segunda Língua) pela Universidade de Brasilia (2008). Atuou na Secretaria de Educação do Distrito Federal com Educação Inclusiva.

Priscilla Nathaxa Gomes de Oliveira Moura
Pesquisadora
Graduada em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2015), Pós-graduada em Psicologia Organizacional pela Faculdade Padre Dourado (2017) e graduanda em Psicologia pela UDF Centro Universitário (2025). Atua na comissão de acompanhamento dos contratos e na assessoria da área de Tecnologias da Informação e Informática (CGTI/IBICT) e como pesquisadora no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT/MCTI). Possui experiência em projetos nas áreas de inclusão digital e incentivo à leitura às comunidades rurais, com organização de eventos, cursos, seminários, oficinas e similares, com sólida experiência em instituições governamentais e em gerenciamento de projetos.

Rossana Moura
Pesquisadora
Doutoranda em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais pela Universidade de Aveiro – UA em Portugal. Especialista em Informática pela Universidade Federal do Ceará. Foi bolsista pela Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa sob projeto número 25545 – IBICT/IBICT/BRASÍLIA 2060. Foi bolsista PCI-D/B 454773/2015-3. Foi pesquisadora do Instituto Brasileiro de Informação em Ciências e Tecnologias – IBICT do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação. Foi Pesquisadora Visitante Instituto de Mídias do Conhecimento MKI da Open University em Milton Keynes no Reino Unido. Possui graduação em biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (1997); Especialização em Informática pela UFC (1998). Especialização em Tecnologias Aplicadas ao Gerenciamento da Informação (1999); Coordenou a equipe de inclusão digital do Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural (NEAD) e a implantação do Projeto Territórios Digitais em nível nacional no Ministério do Desenvolvimento Agrário. (2002 – 2012). Foi consultora em projetos da Agencia Brasileira de Cooperação em Organismos internacionais como IICA, PNUD e Unesco. Foi professora substituta da Universidade Federal do Ceará – UFC.Com vinculo nos grupos de pesquisa: Competência em Informação e Populações Vulneráveis (UNB) e Colearn ( KMI/Open University/UK).Ministrou palestras como represente e-planning da Universidade de Lisboa na temática Inclusão social e tecnologias da informação e comunicação por diversos eventos na Europa. Experiência na área de Ciência da Informação, Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Desenvolvimento Rural, Inclusão Digital e Políticas Públicas para populações vulneráveis.

Tarciana Maria de Sena Katter
Pesquisadora
CTO e fundadora da t-access. Mestre em testes de segurança baseados em requisitos, CESAR EDU, 2009. Graduada em Análise de Sistemas FIR , 2005. Há dezenove anos trabalha com tecnologia e testes de software. Possui experiência como Head de qualidade de software da SafeLabs – empresa de inovação de produtos de cybersegurança, líder de equipes multi disciplinares, especialista em testes de acessibilidade, arquiteta de testes de sistema, treinamentos, e professora de pós-graduação e mestrado no Cesar School. Responsável por criação de processo e métricas de agilidade e técnicas, planejando e escrevendo testes desde a fase de requisitos até a manutenção do sistema. participações em projetos da Motorola e Dell (crm/pwb), portal corporativo Chesf, ferramenta web de integração e sistema de controle imposto fiscal

Virgínia Carvalho Chalegre
Pesquisadora
Autora do livro Teste e Acessibilidade NEA Edições. PhD em Acessibilidade Digital e Inclusão de Pessoas com Deficiência – Universidade de Aveiro. Mestre em Ciência da Computação, com foco em Testes de Acessibilidade. Especialista em Gestão e Qualidade de Software – Universitat Politécnica de Catalunya. Especialista em Engenharia de Software, FBV/Qualiti – 2007. Bacharel em Ciência da Computação, UNICAP – 2003. Virgínia tem 25 anos de experiência nas áreas de STEM, é CEO e sócia-fundadora da t-access, startup brasileira que trabalha com testes de software, acessibilidade digital, tem trabalhado com diversos projetos de empreendedorismo e inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Atua também como pesquisadora, orientadora e professora da CESAR School. Já trabalhou em projetos internacionais como: LEGO, Rolls Royce, DeBeers, Motorola e Dell. Foi coordenadora e formadora do curso de Empreendedorismo para Pessoas com Deficiência – Projeto Vencedor do Orçamento Participativo de Lisboa. Com artigos publicados em revistas e palestras ministradas em conferências internacionais, em 2023, Virgínia foi uma das 3 finalistas na categoria Portuguese Women in Tech – Engineering e em 2018, Virgínia recebeu um voto de aplauso da Câmara Municipal do Recife, pelo título de Mulheres Influentes em Testes de Software na América Latina.