Reunião entre Projeto Olimpíadas Científicas e SEDF destaca potencial de parcerias para fortalecer as competições nacionais

Reunião entre Projeto Olimpíadas Científicas e SEDF destaca potencial de parcerias para fortalecer as competições nacionais

No dia 15 de abril de 2025, o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) sediou uma reunião estratégica do projeto “Olimpíadas Científicas e o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil”. O encontro reuniu pesquisadores, especialistas e representantes institucionais com o objetivo de apresentar a iniciativa à Subsecretaria de Educação Básica da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF) e discutir possibilidades de cooperação futura.

Durante a reunião, os coordenadores do projeto junto ao CNPq, Dra. Cecília Leite Oliveira e Dr. Emir José Suaiden, destacaram o papel das Olimpíadas Científicas como instrumentos essenciais para a promoção da ciência, tecnologia e inovação (CT&I) no Brasil. A pesquisadora Dra. Leda Cardoso Sampson Pinto contextualizou a origem e os objetivos do projeto, idealizado pelo MCTI e financiado pelo FNDCT.

Representando a Subsecretaria de Educação Básica da SEDF, Marcelo Banho de Andrade Reis acompanhou atentamente a apresentação das plataformas já disponíveis — como o portal principal (olimpiadas.ibict.br), a Plataforma de Colaboração e o Sistema de Inteligência de Dados — e demonstrou interesse no potencial dessas ferramentas para ampliar o alcance e o impacto educacional das Olimpíadas Científicas nacionais.

A reunião também contou com a exposição de indicadores de desempenho em desenvolvimento, apresentada pela pesquisadora Dra. Michelli Pereira da Costa; a apresentação das iniciativas editoriais do projeto de pesquisa pela Dra. Elmira Luzia Melo Soares Simeão; e atualizações técnicas do pesquisador Igor Rodrigues, que detalhou os avanços nas plataformas já implementadas e inovações em curso. Entre os destaques, está a futura integração de uma Assistente Virtual para atendimento e suporte ao público das olimpíadas, além do desenvolvimento de um Sistema unificado de Inscrição, Submissão de Trabalhos, Avaliação e Premiação, em parceria com a Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (Obsma/Fiocruz).

Ao final do encontro, os participantes reafirmaram o compromisso com a construção de soluções inovadoras e colaborativas voltadas à valorização da educação científica no Brasil.